13 de novembro de 2010

Ainda dá tempo! Dicas para ir melhor no colégio...

Ainda dá tempo! Dicas para ir melhor no colégio...

Dia de conferir o boletim e... Só notas vermelhas =(! Você jura que, no ano que vem as coisas vão mudar, mas é só sentar na escrivaninha, pegar a pilha de apostilas que a preguiça, o sono, a fome, o garoto... Tudo vem e te dispersa dos estudos!

Isso sempre acontece com Júlia Kato, 14 anos. “Acha que eu quero ir pra escola? Só ia com vontade por causa de um menino, mas já parti pra outra e agora perdi de novo a vontade de ir”, confessa. Pra ela, os dias legais no colégio são quando alguma coisa relacionada aos amigos ou garotos acontece. “Por exemplo, até achei que meu dia foi bom hoje: passei uma aula inteira do lado de um menino que estou a fim – eu rabiscando no caderno dele, e ele no meu. A aula? Nem vi.”

Júlia diz que suas notas não estão lá “aquelas coisas”, mas que é impossível estudar com o computador no quarto. “Eu sento no computador, abro o MSN e já era, não consigo fazer mais nada.”

Como superar isso? A psicóloga Tatiana Sessa e a pedagoga Maria Estela Ferreira dão dicas de como estudar e, melhor, ter vontade de aprender as matérias da escola:



•    Seja sincera: quantas horas consegue estudar por dia? Se você acha que consegue por duas horas, comprometa-se com esse tempo diário. Não adianta nada dizer que vai estudar seis horas por dia, sendo que, até ontem, você não estudava nem meia hora. “O mais importante é a continuidade e a concentração no estudo”, diz Tatiana Sessa.

•    Anote todos os seus compromissos para se organizar – pode ser em uma agenda, caderno ou até no celular.  Escreva não só compromissos do colégio como os pessoais – isso inclui as aulas de inglês, dentista e, claro, provas. Depois de um tempo, repare se o cronograma está funcionando. Por exemplo, estava anotado que você iria estudar todas as noites, mas não está rendendo? Tente mudar o horário para ver se melhora.

•    Não tenha vergonha: pergunte! Percebeu que, frequentemente, não consegue nem abrir o livro de Física simplesmente porque não entende o conteúdo? Por isso, não hesite em anotar tudo, tudo mesmo que você não entender e pergunte para o professor. Além de mostrar interesse, vai te ajudar na hora de estudar.

•    Às vezes o problema é que você não sabe estudar. Como assim? Nem sempre o método de estudar química funciona para o português. Peça dicas para seu professor sobre o melhor método de estudar a matéria dele.

•    Sua nota não significa necessariamente o seu desempenho no colégio. O importante é reconhecer se o conteúdo dado na prova foi de fato aprendido. Caso esteja com dificuldade, peça orientação ao professor para, na próxima vez, você ter mais clareza em fazer a prova.

•    Uma das melhores formas de não esquecer a matéria é rever o conteúdo dado em aula no mesmo dia. Para matérias mais teóricas, como história, você pode anotar as palavras-chave e reler os textos. No caso de matérias práticas, como matemática, não tem jeito: tem que fazer os exercícios da lição de casa.

•    Há outras maneiras de aprender, além de ir à escola: fontes de informação e cultura, como jornais, filmes, museus, internet, estão aí e podem te ajudar no colégio. Tenha metas simples, como ler um livro que você tenha escolhido, por exemplo.

•    Estudar na véspera não funciona! Além de bater o desespero e fazer mal pra sua saúde, não te faz aprender de verdade. O ideal é ter uma rotina de estudos para, um dia antes da prova, você apenas precisar rever o conteúdo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário